O Inventário de Máquinas e Equipamentos

          Tanto o empreendedor que possui máquinas e equipamentos em sua empresa, quanto os gerentes, supervisores, engenheiros e técnicos que lidam com elas no dia a dia devem se questionar sobre o que é o inventário de máquinas e equipamentos que a Norma Regulamentadora 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos faz menção.   

 

 O que é o inventário de máquinas e equipamentos?  

 

          Pode-se entender o inventário como uma lista das máquinas e equipamentos utilizados nos processos de fabricação que estão localizadas no estabelecimento da empresa.  Essa lista deve conter as características principais de cada máquina: tipo, capacidade, sistemas de segurança e outras informações relevantes. Deve também estar indicada em uma planta baixa a localização de todas as máquinas e equipamentos.  

 

         O item da norma que faz referência ao inventário é o seguinte:  

 

         “12.153 O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado. “  

  

 

Para que serve o inventário de máquinas e equipamentos?  

 

          O inventário é o primeiro passo prático na adequação da empresa para os requisitos da NR – 12. A partir dele se iniciará a gestão de um projeto de adequação. Esse inventário também guiará o seguinte passo que é a realização da apreciação de riscos para cada uma das máquinas e equipamentos.  

 

         A norma deixa bem explícita a principal intenção do inventário de máquinas e equipamentos no seguinte item:  

 

        “ 12.153.1 As informações do inventário devem subsidiar as ações de gestão para aplicação desta Norma. “  

  

 

Qual a multa por não ter o Inventário de máquinas equipamentos? 

 

        O item 12.153 da NR-12 exige que se realize e se mantenha o inventário de máquinas e equipamentos, sob pena de gerar uma multa que varia entre os valores de R$ 1.201,25 à R$ 3.494,17. Esse valor varia de acordo com o número de funcionários na empresa. 

 

 

Quais as vantagens de possuir o Inventário de máquinas e equipamentos? 

 

         O inventário de máquinas e equipamentos não precisa ser feito apenas com o intuito de atender a legislação, pois é útil aos interesses da própria empresa já que o documento permite um melhor controle das máquinas existentes no local, assim como pode auxiliar os diversos setores da empresa em outras demandas, como a área de manutenção que permite que a equipe possa identificar e conhecer os sistemas de segurança de cada máquina.  

 

         O setor responsável pelos processos de fabricação também é beneficiado por ter um layout atualizado da posição das máquinas, o que se torna extremamente útil para definir os fluxos de materiais e reduzir perdas no processo. 

 

 

Pra quem não se aplica a realização do inventário de máquinas e equipamentos? 

 

         A norma é taxativa quando lista a quem não se aplica realização do inventário conforme o item 12.153: 

 

        “12.153.2 O item 12.153 não se aplica:  

 

        a) às microempresas e as empresas de pequeno porte, que ficam dispensadas da elaboração do inventário de máquinas e equipamentos; “

 

       Logo, as empresas enquadradas como microempresas ou empresas de pequeno porte não precisam obrigatoriamente realizar o inventário de máquinas e equipamentos. 

 

 

Quem pode fazer o inventário de máquinas e equipamentos?

 

        Novamente voltamos ao item que solicita o inventário: 

“12.153 O empregador deve manter inventário das máquinas e (...), elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado. “

 

        Conclui-se que o profissional mais indicado para a realização deste inventário seria um Engenheiro Mecânico, preferencialmente com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho para que o documento possa ser utilizado com mais eficácia nas demais etapas de adequação da empresa para a NR-12. 

 

 

          A Ziel Engenharia possui profissionais qualificados e legalmente habilitados para realização do inventário de máquinas e equipamentos, assim como para assessorar em todos os passos da adequação da empresa para a NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. 

 

Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado entre em contato conosco: 

 

E-mail: contato@zielengenharia.com   

Telefone: (51) 3108-3577  

Whatsapp: (51) 91184360 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

0800-878-3988 

(51) 99118-4360 (whatsapp)

Porto Alegre

Avenida Assis Brasil 115, sala 311

Porto Alegre – RS 91010-004

Caxias

Av. Itália, 482, sala 501 Caxias do Sul - RS

Pelotas

Rua General Argolo, 467, Pelotas/RS

Passo Fundo

Rua Morom, 768, 2o andar - Sala B Passo
Fundo - RS, Centro

Florianópolis

Av. Rio Branco, 404, Torre II, Sala 1203 -
Centro de Florianópolis/SC