top of page
  • Misael Guttman

PRONTUÁRIO DA INSTALAÇÃO - NR-20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS

O que é o Prontuário da Instalação?

A Norma NR20 estabelece que todas as instalações que manuseiam combustíveis e inflamáveis precisam preparar um conjunto de documentos como desenhos, plantas, certificados, fichas de produtos, formulários etc. que evidenciem o seu atendimento, e chamou este arquivo de Prontuário da Instalação.

O prontuário, portanto, pode ser definido como uma pasta de arquivo com diversas divisórias ordenadas, onde em cada uma delas, deverão estar dispostos documentos sobre os seguintes assuntos:

a) Projeto da Instalação;

b) Procedimentos Operacionais;

c) Plano de Inspeção e Manutenção;

d) Análise de Riscos;

e) Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e identificação das fontes de emissões fugitivas;

f) Certificados de capacitação dos trabalhadores;

g) Análise de Acidentes;

h) Plano de Resposta a Emergências ou plano de atendimento a emergência (PAE).

Conforme estabelece a norma NR-20, o prontuário deve estar sempre junto ao posto de combustíveis, pois pode ser exigido em inspeções de órgãos ambientais, trabalhistas, policiais e outros, ou por empregados do posto e seus representantes.

Para que serve o Prontuário da Instalação?

Para organizar de maneira prática, todos os documentos que servirão de evidência do atendimento à norma.

Quem deve elaborar o Prontuário?

O revendedor do posto de serviço é o responsável pela constituição do prontuário, porém, geralmente os postos revendedores não possuem corpo de engenharia em suas unidades, logo, esta tarefa acaba por ser terceirizada para uma empresa como a Ziel Engenharia.

Além disso, cabe salientar que é necessário um prontuário para cada posto individualmente, no caso de rede de postos de um mesmo revendedor.

Fonte: Fecombustíveis

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

A Ziel Engenharia possui profissionais qualificados e legalmente habilitados para a elaboração de todos os laudos, plantas, procedimentos e documentos do prontuário da NR-20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS, assim como para assessorar em todos os aspectos da Segurança do Trabalho.

Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado entre em contato conosco:

E-mail: contato@zielengenharia.com

Telefone: 0800 878 3988


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Deixe seu contato para receber mais informações

bottom of page