top of page
  • Carolina Hadassa Karoly

Quais são os riscos da Eletricidade?

Danos podem ser causados em qualquer pessoa quando elas são expostas a “partes vivas”. Voltagens acima de 50 volts AC ou 120 volts DC são consideradas perigosas.

Eletricidade pode matar. Todo ano cerca 3.115 acidentes no trabalho envolvem choques elétricos ou queimas. No Brasil, cerca de 77,30% dos acidentes são fatais, as maiorias provem de contato com cabos de energia aéreos ou subterrâneos.

Choques por equipamentos defeituosos podem causar machucados severos e permanentes e também induzir a machucados indiretos. Devido a quedas de escadas, andaimes ou outras plataformas de trabalho.

Equipamentos defeituosos também podem gerar incêndios. Bem como proporcionar machucados e perda da vida. Incêndios causam danos para a planta, equipamento e propriedade.

Quem está mais suscetível aos riscos da eletricidade?

Qualquer um que está exposto aos perigos da eletricidade enquanto está na jornada de trabalho. E todos deviam estar conscientes dos perigos.

Os que estão em maior risco incluem a equipe de manutenção, os que trabalham com a planta elétrica, equipamentos e máquinas, e as pessoas trabalhando em grandes investimentos como as construções internas.

Maioria dos acidentes elétricos ocorrem porque os indivíduos:

· Estão trabalhando dentro ou perto de um equipamento que é identificado como inativo mas na verdade está ativo

· Estão trabalhando dentro ou perto de um equipamento que é conhecido por estar ativo mas onde estes estão envolvidos estão sem treinamento adequado ou sem equipamento inadequado, ou eles não tomaram precauções adequadas.

· Mau uso do equipamento ou uso do equipamento elétrico que está defeituoso.

Deveres e obrigações legais em torno da eletricidade Além de um dever moral dos empregadores de proteger funcionários e membros do público, a Legislação Geral de Saúde e Segurança abrange todos os empregadores e locais de trabalho.

Além disso, deveres e obrigações específicos são estabelecidos nos seguintes regulamentos: todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho. se aplicam a todos os aspectos do uso de eletricidade no local de trabalho, desde suprimentos elétricos até o uso de equipamentos elétricos.

Eles impõem:

• ter os sistemas elétricos construídos de forma a evitar perigos

• manter seus sistemas elétricos conforme necessário para evitar perigos

• ter trabalho, uso ou fechamento de sistemas elétricos executados de maneira a evitar perigos.

Além disso:

• o equipamento elétrico usado em ambientes perigosos (por exemplo, condições climáticas extremas, temperatura, condições corrosivas) deve ser construído ou protegido para evitar que se torne perigoso

• somente aqueles com conhecimento ou experiência adequada, ou sob supervisão adequada, devem trabalhar com ou sobre equipamentos elétricos que possam causar perigo ou ferimentos. Mais informações pode ser obtidas clicando aqui.

A Ziel Engenharia tem anos de experiência no segmento de elaboração de laudos, contando somente com engenheiros especializados para agilizar todo o processo.

Além de contar com funcionários altamente capacitados na área elétrica, a Ziel Engenharia também oferece a seus clientes serviços de alta qualidade e preço justo.

Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado, entre em contato conosco:

E-mail: contato@zielengenharia.com

Telefone: 0800-878-3988

Whatsapp: (51) 3108-3577

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Deixe seu contato para receber mais informações

bottom of page