top of page
  • Mariana Jung Gravana

Segurança Biológica no Ambiente de Trabalho


Doenças causadas pela disseminação de gotículas através de inalação e contato entre as pessoas e resíduos contaminados estão tendo a atenção de muita gente, visto o contexto no qual estamos inseridos atualmente. Dentro desse cenário, vale reforçar a importância dos cuidados com relação à higiene ocupacional nos ambientes de trabalho e medidas adotadas para amenizar, ou até impedir, a propagação dessas doenças.

Alguns procedimentos como higiene das mãos, etiqueta respiratória, cuidados com a manipulação e descarte corretos dos resíduos contaminados e utilização de EPI são essenciais para o gerenciamento desses riscos. A preocupação em manter a saúde dos profissionais não pode ser considerada responsabilidade apenas da empresa ou dos funcionários das áreas de saúde e segurança, e sim de cada indivíduo como parte de uma sociedade que funciona em conjunto.

Executar as ações citadas acima de forma correta faz toda a diferença no processo, ademais, ter um local apropriado e manter os laudos e documentos da empresa sempre atualizado são hábitos fundamentais para que a qualidade de vida dos trabalhadores seja preservada e todos consigam executar suas tarefas da melhor forma possível, alcançando resultados satisfatórios. Alguns serviços da área:

- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

O tema não é novo e os cuidados com os riscos que os agentes biológicos podem acarretar devem ser constantes para que as empresas adquiram uma cultura de prevenção, evitando gastos desnecessários com as possíveis consequências da negligência. Algumas Normas Regulamentadoras que podem auxiliar as empresas com as diretrizes básicas na realização de medidas de proteção à segurança e saúde dos trabalhadores são:

- NR 07 Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional

- NR 09 Programas de Prevenção de Riscos Ambientais

- NR 15 Atividades e Operações Insalubres

- NR 24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

- NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

A Ziel Engenharia tem anos de experiência no segmento de elaboração de laudos, contando somente com engenheiros especializados para agilizar todo o processo. Além de contar com funcionários altamente capacitados, a Ziel Engenharia também oferece a seus clientes serviços de alta qualidade e preço justo.

Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado, entre em contato conosco:

E-mail: contato@zielengenharia.com

Telefone: 0800-878-3988


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Deixe seu contato para receber mais informações

bottom of page