O QUE É?
A geração de resíduos é inevitável em qualquer empresa, negócio ou estabelecimento, seja macro ou micro, o local de qualquer atividade, estará sujeito a acúmulo de lixo,
que se depositado inadequadamente causa inúmeras mazelas a saúde pública e ambiental.
O PGR serve como integrador do licenciamento ambiental, este documento serve para identificar a origem da problemática dos resíduos destinados
incorretamente, o plano aponta os geradores, o tipo de resíduo, quantifica-o e cria soluções para sua destinação final adequada.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos garante um triunfo da logística de geração total de resíduos do local em questão, já que leva em conta o gerenciamento do transporte, acondicionamento e destinação final.
PARA QUE SERVE?
Para comprovar a capacidade de uma empresa no gerenciamento dos resíduos gerados por seu serviço.
A necessidade de PGR se estende principalmente para
grandes empresas geradoras de grandes quantidades de resíduos, já que perante a lei a responsabilidade do resíduo é do gerador inicial, e as empresas de grande porte, grandes geradoras são consequentemente mais suscetíveis a enfrentar o licenciamento ambiental. É previsto por Lei a gestão de tais resíduos de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
QUAL A VANTAGEM?
A não conformidade com a legislação, ou seja, a destinação e/ou disposição inadequada é considera crime ambiental, sendo assim o PGRCC é indispensável para o cumprimento da legislação ambiental vigente.
No licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras também é exigido o PGRS. Além de cumprir uma exigência legal, a sua empresa consegue controlar os processos reduzindo gastos e aumentado os lucros.