• Misael Guttman

PLANO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

O objetivo principal deste documento é o de estabelecer uma sistemática mais eficiente e eficaz de gestão, com foco na manutenção preventiva. Além disso, uma atuação preventiva traz impactos positivos no que se refere à economicidade de gastos e principalmente na confiabilidade dos sistemas do equipamento ao qual se refere o plano, trazendo segurança a todos os usuários e evitando multas, interdições e embargos.

A quem se destina?

Este documento é destinado aos gestores, supervisores de manutenção, encarregados, empresas contratadas e técnicos de manutenção, dando-lhes informações básicas, de forma simples, clara e objetiva. Além destes destinatários, o plano também é orientado às autoridades fiscais.

O que deve ser levado em consideração na confecção do plano de manutenção?

Para a elaboração de um bom plano de manutenção devem ser levados em consideração aspectos relacionados à Manutenção, Operação e Funcionalidade. Desta forma, segue um maior detalhamento do que é verificado em cada aspecto:

Manutenção: verificaram-se as características construtivas, as especificações técnicas, os aspectos de desempenho e vida útil de elementos construtivos, os fatores de degradação prováveis e existentes, a durabilidade de materiais, bem como as rotinas de manutenção existentes estabelecidas em contratos firmados com empresas particulares para realizarem a manutenção em equipamentos.

Operacionalidade: verificaram-se as condições de manutenção efetiva, condições de operação de sistemas e suas facilidades, eventuais abusos de uso relacionados à operação de sistemas, falta de programação de operações de sistemas e equipamentos e condições seguras de operação.

Funcionalidade: verificaram-se as condições e formas de uso, atendimento aos aspectos funcionais dos sistemas e expectativas de usuários sobre os desempenhos apresentados.

Sendo assim, tendo como base o tripé anteriormente apresentado, cria-se uma tabela com o nome do equipamento, o tipo de serviço a ser realizado, a periodicidade e o registro de manutenção com a assinatura de quem o executou.

Como comprovar o uso e funcionalidade do programa de manutenção?

Devem ser mantidos registros legíveis e disponíveis para prover evidências da efetiva implementação do programa de manutenção, do planejamento, das inspeções e da efetiva realização das manutenções durante o período de vida útil dos sistemas. São considerados registros: notas fiscais, contratos, laudos, certificados, termos de garantia e demais comprovantes da realização dos serviços.

A Ziel Engenharia possui profissionais qualificados e legalmente habilitados para a elaboração deste documento, assim como para assessorar em todos os aspectos da Segurança do Trabalho.

Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado entre em contato conosco:

E-mail: contato@zielengenharia.com

Telefone: 0800 878 3988

Posts Recentes
Arquivo
Siga
<