top of page
  • Gabriel Tubino Maciel

Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas - SPDA.


Problemas que a não execução do Laudo de SPDA pode trazer:

A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. A não execução do Laudo do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas – SPDA, mais conhecido como Laudo de Para Raios, pode trazer sérios riscos em sua propriedade, tanto em equipamentos, estruturas e em pessoas que estejam próximas do local por deixar ambos invulneráveis às descargas atmosféricas decorrentes das más condições do clima. O Brasil, com seu clima tropical, é o país com a maior incidência deste fenômeno natural: a cada 50 mortes por raio no mundo, uma acontece em território brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


O Laudo de SPDA fornece informações das condições da instalação de SPDA, para que seja mantida uma manutenção onde tudo deve estar em conformidade com a norma com o intuito de que não haja divergências em conexões onde o princípio do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas – SPDA deixe de existir.



Quando executar o Laudo de SPDA?

O Laudo de SPDA deve ser executado com o intuito de fornecer informações referentes às instalações de SPDA, para que se caso haja danos onde o para raio tenha sido afetado, o mesmo seja revertido para a segurança de todos. O Laudo de SPDA que fornecerá as informações necessárias informando se há necessidade de manutenções no sistema ou se está tudo em conformidade.


Para verificar se um local precisa ou não de um SPDA, é preciso consultar a legislação vigente, incluindo a ABNT NBR 5419 e as normas estaduais. Com os dados da edificação é possível averiguar a necessidade de um SPDA e definir qual tipo de sistema é melhor para o local.



Quais os benefícios do Laudo de SPDA?

O Laudo de SPDA garante que o para raio está em conformidade com a norma, fazendo com que o mesmo garanta que não haja riscos de dano à estrutura, a choques elétricos e a vida das pessoas, além de evitar qualquer dano à equipamentos ocorridos por descargas atmosféricas o custo-benefício de realizar a manutenção correta no para raio é muito mais vantajoso do que a substituição do equipamento por danos.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

A Ziel Engenharia tem anos de experiência no segmento de elaboração de laudos, contando somente com engenheiros especializados para agilizar todo o processo. Além de contar com funcionários altamente capacitados, a Ziel Engenharia também oferece a seus clientes serviços de alta qualidade e preço justo.

Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado, entre em contato conosco:

E-mail: contato@zielengenharia.com

Telefone: 0800 878 3988

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Deixe seu contato para receber mais informações

bottom of page