top of page
  • Vanessa Nessy

Como fazer uma Gestão de Crise contra o COVID-19.

A Gestão de Crise é considerada um grande desafio para algumas empresas considerando o cenário de transformação em que vivemos. Podemos ligar a Gestão de Crise com uma Gestão de Riscos, a qual encontra-se a definição na ISO 31000 como uma terminologia utilizada para definir um conjunto de ações estratégicas, através da identificação, administração, condução e prevenção de uma determinada atividade.


Diante da situação atual, medidas devem ser tomadas com o intuito de preservar o bem-estar de todos. Mesmo que seu ramo de atuação não seja diretamente impactado pela ação do vírus COVID-19, toda empresa, conforme citado na ISO 9001, possui suas partes interessadas. Acionistas, colaboradores, clientes e sociedade, esses sim podem ser impactados pelo COVID-19. Para lidar com essa situação adquirimos três peças-chave afim de impedir o desenvolvimento dessa crise.

Cliente

Nossos clientes, independente da situação, são nosso maior bem. Por isso, na atual situação é necessário manter nossos valores, dedicar tempo e esforços para solucionar os problemas dos mesmos. Nossas relações vão muito além do ambiente profissional, devemos ser, em todos os momentos, a resposta para as dúvidas e problemas que possam surgir.


Pense dessa forma, seu cliente e você são dois alpinistas, cada um subindo por uma montanha diferente, mas próximas. Você pode ver um caminho que pode ajudá-lo a subir melhor a montanha, mas não porque seja mais esperto que ele, nem porque já a tenha escalado antes, mas porque está em uma posição onde pode ver coisas que agora ele não consegue ver. Através de outra perspectiva podemos indicar o melhor caminho a seguir.

Saúde e Segurança

Nesse momento a segurança de todos é o mais importante. Para isso, diversas empresas em conjunto com ações governamentais estão em período de quarentena, afim de diminuir a contaminação em massa. O objetivo dessa medida não é prejudicar empresas, mas sim achatar a curva de contagio conforme o link do artigo abaixo.

O distanciamento atual não impedirá o contagio, mas impedirá a superlotação de hospitais e diminuirá o número de acionistas, colaboradores, funcionários e clientes portadores do vírus. Cuidar da saúde de nossos membros não é apenas afastá-los, mas também educá-los e as suas famílias, para que protejam-se e evitem a proliferação do vírus.


Contribuição


Nossa principal contribuição é a redução das taxas de contaminação. Porém há diversas formas de contribuir para evitar não só o contagio, mas a colapso que o COVID-19 pode causar. Como comentado anteriormente o cliente é nosso bem mais precioso, e é em virtude disso que devemos trabalhar em conjunto para diminuir os impactos dessa situação neles, pois cada cliente com dificuldades impacta em nossos colaboradores.


Gestão de Crise


Esse é o momento de fazer seu planejamento de riscos. Para isso, disponibilizamos um questionário com intuito de ajudá-lo a começar.


- Como essa crise pode nos abalar?

- Se assumirmos o protagonismo nesse momento, o que pode acontecer? (positivamente e negativamente)

- O que estamos fazendo para mudar esse cenário?

- Para onde nossa missão, visão, valores e propósitos estão nos direcionando?

- Podemos montar uma equipe interna que possua pensamento sistêmico e que possa contribuir com ideias criativas?

- Como ajudar nossos colaboradores, clientes e sociedade?


Junte sua equipe, crie um debate sobre as perguntas acima, monte um plano de ação com medidas a curto e longo prazo. Uma ferramenta que pode auxiliar sua empresa nesse momento é o Canvas. Se sua empresa trabalha em equipes ou times, redirecione uma ou mais delas para trabalhar em prol dessa gestão.


Trabalhe a comunicação dentro e fora da empresa, no mundo de hoje recebemos muita informação, mas não sabemos filtrar todas elas para adquirir conhecimento. Para isso transmita mensagens com procedência para seus colaboradores e clientes, mantenha-os informados sobre as situações atuais e o que estão fazendo perante elas.


E acima de tudo, mantenha seus funcionários motivados. Esse é um período de contingenciamento, entretanto não há como deixar de lado todas as metas e crescimento. Ficar na defensiva não aumenta produtividade, mas novos projetos sim.


A Ziel Engenharia tem anos de experiência no segmento de elaboração de laudos, contando somente com engenheiros especializados para agilizar todo o processo. Além de contar com funcionários altamente capacitados, a Ziel Engenharia também oferece a seus clientes serviços de alta qualidade e preço justo.

Caso persista qualquer dúvida sobre o tema abordado, entre em contato conosco:

Telefone: 0800-878-3988

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Deixe seu contato para receber mais informações

bottom of page