• Carolina Hadassa Karoly

3 ações que você pode desenvolver na sua empresa para evitar o comportamentos de risco

Comportamento de risco é a condição em que as pessoas se expoem (conscientemente ou inconscientemente), no risco de se envolverem em algum acidente.


A falta de manutenção preventiva de uma máquina, esquecimento ou o não uso de EPIs... vários fatores como esses são considerados riscos que podem gerar possíveis acidentes.


Como evitar esse tipo de comportamento em sua empresa?



Primeiro, faça o uso correto dos equipamentos de segurança

O uso dos EPIs é fundamental para que os trabalhadores se protejam de qualquer risco em sua atividade. De acordo com a função efetuada, existem tipos específicos de EPIs a serem utilizados.

Quando o operário é exposto a muito barulho, como em campos de obras ou em indústrias que trabalham com máquinas que emitem ruídos, por exemplo, o protetor auricular é um equipamento que não pode deixar de ser usado.

É por isso que, para evitar qualquer tipo de comportamento de risco, os profissionais de segurança do trabalho das empresas devem fazer um mapeamento de todos os riscos que cada função oferece, e então fazer a disponibilização e controle dos EPIs.


Segundo, siga as orientações e conscientize os funcionários

A empresa tem dever legal de conscientizar e esclarecer para cada funcionário quais são seus riscos e deveres dentro de sua área de atuação e atividade que será exercida.

Por isso a integração da empresa é essencial, sendo ela mais detalhada para os novos funcionários, e uma versão mais didática e resumida para visitantes, apresentando a eles as normas e os regulamentos de segurança que devem ser seguidos.

Também é significativo que essas informações sejam reafirmadas de tempos em tempos, como nas palestras da SIPAT. Assim aumentamos a chance dos trabalhadores não correrem o risco de esquecer o que precisa ser feito.


A segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta.
Terceiro, conscientização sobre a concentração no trabalho

Muitos dos acidentes de trabalho acontecem quando os trabalhadores não estão concentrados em suas atividades, desviando o pensamento para algum problema pessoal ou distrações do tipo. Isso também caracteriza comportamento de risco e cabe à empresa tentar evitar esse tipo de transtorno, oferecendo, por exemplo, programas de saúde psicológica para os colaboradores.


Caso tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre os serviços de segurança do trabalho que oferecemos, entre em contato:

contato@zielengenharia.com

0800-878-3988

(51) 3108-3577 (Whatsapp)

(11) 94306-2425


Créditos: https://segurancadotrabalhonwn.com/

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Deixe seu contato para receber mais informações

arrow&v